Experimento cabo de guerra eletrostático
Materiais utilizados:
- Bexiga;
- Latinha;
- Cabelo ou pano.
Procedimento:
Para realizar o experimento, no primeiro passo atritamos a bexiga no cabelo ou no pano para eletrizá-la. Depois é só aproximar a bexiga na latinha em uma pequena distância e próxima do seu centro de massa. Após fazer isso, será possível ver a latinha sendo atraída pela bexiga.
Observação: NÃO encoste a bexiga na latinha, se não ela vai descarregar a energia nela e elas vão ficar com carga neutra, fazendo com que não seja possível acontecer a atração.
Como explicar esse fenômeno?
O que faz a latinha se mover ao ser aproximada da bexiga é um fenômeno físico chamado atração. A latinha é atraída porque ao atritar a bexiga no cabelo os elétrons recebem mais energia e saltam para outros átomos, o que causa a falta de elétrons em um material e excesso no outro, causando um desequilíbrio de cargas. Esse desequilíbrio atinge quando surge uma força de atração ou repulsão entre os materiais, determinada força coulombiana ou elétrica.
Essa força é quem faz a latinha ser atraída na direção da bexiga, e é a partir dessas propriedades que é possível realizar um cabo de guerra entre as duas bexigas. Sendo que, a bexiga que estivesse com a carga mais desequilibrada, possuiria maior força de atração.
Conclusão:
A partir desse experimento, é possível provar a existência de cargas elétricas, que podem gerar atração e repulsão entre materiais de cargas iguais ou distintas.
Referência:
Comentários
Postar um comentário